A missão Polaris Dawn, financiada pelo bilionário Jared Isaacman, está programada para ocorrer no dia 31 de julho
A missão Polaris Dawn, financiada pelo bilionário e fundador da empresa Shift4 Payments Jared Isaacman, anunciou que deve realizar seu primeiro voo tripulado no dia 31 de julho de 2024. A missão é considerada uma das viagens privadas mais importantes até o momento, pois planeja realizar a primeira caminhada espacial em um voo totalmente comercial.
Para realizar o feito histórico, os tripulantes viajarão pelo espaço em uma cápsula Crew Dragon modificada e utilizarão os primeiros trajes espaciais comerciais da SpaceX.
O anúncio foi realizado em uma mensagem no X (antigo Twitter). Trata-se da primeira de três expedições espaciais privadas que serão lançadas com o auxílio dos foguetes da SpaceX, companhia de viagens e transportes espaciais de Elon Musk.
Apesar da nova previsão de lançamento, a equipe da Polaris Dawn já adiou a primeira missão em algumas ocasiões. Na última vez, o voo estava programado para ser lançado no dia 12 de julho. Além da caminhada espacial, o programa também realizará pesquisas científicas e testes com a Starlink, o serviço de comunicação da megaconstelação de satélites da SpaceX.
“Depois de 2,5 anos, é difícil acreditar que o dia esteja se aproximando. Temos uma ótima equipe, uma ótima tripulação, um Crew Dragon de baixa velocidade e objetivos muito valiosos. Eu diria que estamos ansiosos para ir atrás disso”, escreveu Isaacman em uma mensagem publicada no X.
O que é a missão Polaris Dawn?
Com o objetivo de continuar os esforços da missão Inspiration4, realizada em 2021, o programa Polaris Dawn foi anunciado em 2022. Diferente das outras missões comerciais realizadas nos últimos anos, o novo voo permanecerá por mais tempo no espaço e viajará distâncias maiores. Inclusive, será a maior distância alcançada por humanos desde as missões Apollo na década de 1970.
O voo espacial será tripulado pelo próprio investidor, Jared Isaacman. Além dele, a missão inclui o tenente aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos e piloto, coronel Scott “Kidd” Poteet, acompanhados pelas especialistas e engenheiras de operações da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon.